Pasar al contenido principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Josh Samman 1988-2016

 


O UFC oferece suas sinceras condolências à família e amigos de Josh Samman, que faleceu no último dia 5 de outubro. Ele tinha 28 anos de idade.
Figura popular no mundo do MMA, que foi acolhido pela comunidade não apenas por sua habilidade na luta, mas por sua escrita, e acessibilidade aos fãs e amigos da imprensa, o lutador sempre esteve em busca da próxima aventura, seja no octógono, ou na vida.
Artista marcial desde os 16 anos, Samman se profissionalizou em 2007 e foi um rápido aprendiz, vencendo nove de suas primeiras 11 lutas. Este sucesso lhe rendeu uma vaga no elenco da 17ª temporada do The Ultimate Fighter, após várias tentativas de entrar no reality.
No TUF 17, Samman venceu três de suas quatro lutas, perdendo apenas para o eventual vencedor, Kelvin Gastelum, nas semifinais. Graças à essa performance, ele recebeu uma chance no UFC para enfrentar Kevin Casey no card da final do programa, dia 13 de abril de 2013.
Samman venceu o duelo contra Casey e os dois seguintes, contra Eddie Gordon e Caio Magalhães, e foi premiado com bônus de Performance da Noite antes de sofrer derrotas consecutivas para Tamdan McCrory e Tim Boetsch entre 2015 e 2016, ficando com um cartel de 12 vitórias e 5 derrotas.
A luta contra Gordon foi a mais notável, já que não foi apenas um dos maiores nocautes de 2014, mas aconteceu no dia 6 de dezembro daquele ano. Nesta data, teria sido o aniversário de 24 anos da namorada de longa data de Samman, Hailey Bevis, que faleceu tragicamente em um acidente de carro em agosto de 2013.
“Eu vi a data no calendário do UFC e disse que de jeito nenhum eu deixaria de lutar neste card”, disse Josh após o combate.
Samman escreveu sobre a relação dos dois em seu livro de 2016: “The Housekeeper: Love, Death & Prizefighting”, um livro que mostrou o talento do lutador como escritor em uma história emocionante. Mas não foi apenas uma história de vida para ele.
“Não é uma autobiografia”, disse Samman ainda este ano, “Não são crônicas de toda minha vida, do início ao fim. É um livro de memórias. É para que as pessoas que estão passando pelas mesmas experiências possam se relacionar”.
Samman não teve um caminho fácil, seja lutando, ou na vida, mas ele batalhou, sempre esperançoso de que contar sobre seus problemas ajudariam àqueles lutando contra os mesmos demônios.
“São todas coisas humanas”, disse Samman, “Tudo com o que temos que lidar na vida. Todos nós perdemos alguém que amamos eventualmente. Todos lidamos com vícios, sejam nossos ou de outras pessoas. Todos lidamos com a dúvida, a rejeição, e um coração partido. Essa é minha história. Para mim, o propósito da vida é aproveitar a jornada e dividir com as pessoas. Se não, qual é o sentido?”.
Sua habilidade para dividir a própria história fez com que ele se tornasse querido pela família, amigos, companheiros de luta e também por completos estranhos. Samman se relacionou com as pessoas das maneiras mais profundas, como poucos lutadores conseguem, e ele manteve todos atualizados com suas aventuras e suas percepções interagindo nas redes sociais e escrevendo em vários outros canais, como o UFC.com.
Samman também era um talentoso músico e compositor, e comandava uma organização de MMA de sucesso na Flórida quando não estava se preparando para uma luta. Ele chegou a visitar Camp Abilities, em Nova York, no meio de seu camp para a luta contra Tim Boetsch, para trabalhar com crianças com deficiência visual.
“Definitivamente, eu passo por momentos difíceis. Há dias bons, e dias ruins, mas estou saudável, estou ativo e quando faço coisas como essas, isso me ajuda a ter perspectiva”, explicou Samman, “Às vezes a gente lida com coisas ruins, e precisamos tirar o melhor disso. Não é que essas crianças sejam mais ou menos afortunadas que eu, porque todos têm suas batalhas, o que importa é sua perspectiva e ter a certeza de que você está tirando o melhor de cada situação. Existem crianças aqui que não podem enxergar, que não andam sem uma bengala ou um guia, e mesmo assim elas sorriem o dia todo, dão risadas, se divertem e vivem uma vida feliz. Não são só eles que estão aprendendo comigo, eu também estou aprendendo com eles”.
Aqueles que o conheceram certamente dirão que aprenderam muito com Josh Samman, que teve uma passagem marcante em apenas 28 anos neste planeta.
Sua falta será sentida.
De acordo com uma declaração de seu empresário, Gary Ibarra, na última quarta-feira, a causa da morte de Samman ainda é desconhecida até a realização de uma autópsia.