Pasar al contenido principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Minotauro: 'Lutarei enquanto me sentir bem'

Aos 37 anos, ex-campeão do Pride e do UFC afirma que segue estimulado nos treinos 

O brasileiro Rodrigo Minotauro tem difícil missão nesta sexta-feira, quando enfrenta o americano Roy Nelson na luta principal do UFC Fight Night Abu Dhabi, nos pesados. Depois de quase um ano sem lutar - o último desafio foi em junho de 2013, quando foi finalizado por Fabrício Werdum -, o baiano de 37 anos se recuperou de pequenas lesões e garante estar motivado para buscar a 35ª vitória na carreira. “Me sinto muito estimulado nos treinos e quando estou no octógono”.

O fato de estar perto de completar 40 anos faz com que as perguntas sobre aposentadoria sejam mais comuns, mas o brasileiro sempre responde que continuará lutando em alto nível enquanto se sentir bem nos treinos. Apesar da insistência em continuar a atuar no octógono, o veterano tem certeza que ficará no meio das lutas, com sua rede de academias de artes marciais, que já tem 26 filiais espalhadas pelo Brasil. “Estou muito empenhado neste projeto, e sei que vou ter mais tempo de tocá-lo quando me aposentar.”

Conheça o Combate+ e assista as lutas de qualquer lugar

No intervalo entre os treinos pesados, Minotauro encontrou outro esporte que o deixa mais tranquilo, o kitesurfe. “É apenas hobby. Minha prioridade é sempre treinar na academia. Gosto de praticar (kitesurfe) nas horas vagas, para relaxar a mente”, disse o lutador.

E Minotauro precisará dessa calma para conseguir vencer Roy Nelson. Com excelente jogo de luta em pé, o norte-americano foi nocauteado apenas uma vez, em 2009, pelo bielorusso Andrei Arlovski, tem grande absorção de golpes e costuma não se entregar quando passa por apuros no jiu-jitsu.

Já tem em mente a estratégia para a luta desta sexta-feira?
Não tem como prever o que acontece dentro do octógono, tudo depende da reação do meu adversário. Estou me preparando para o combate de chão e em pé, mas preciso saber onde (a luta) vai se desenvolver.

Fez alguma preparação especial para sustentar a trocação do Roy Nelson?
Chamei o mestre Luiz Dórea quase dois meses antes da luta, conseguimos elaborar boa estratégia de boxe. Treinamos muita guarda, trocação, agilidade de pernas e bloqueio de golpes. Espero conseguir mostrar tudo que treinei durante esse tempo.

Qual o segredo para você se recuperar tão rápido das inúmeras lesões?

É preciso acreditar nos objetivos, ter uma boa equipe e excelentes médicos. Consigo treinar bem, tenho pessoas ao meu lado que estimulam e muitos se espelham em mim. Sempre me esforço e tento tirar o melhor, acho que por isso consigo voltar bem.
 
Como foi a reação quando soube que lutaria em Abu Dhabi?
Fiquei muito feliz. Gosto muito desse lugar, local de grande importância do jiu-jitsu. Temos muitos brasileiros, mais de 200 famílias, e vários amigos que estão morando e dando aulas (de jiu-jitsu) por aqui. Também tem uma filial da Team Nogueira na qual estou terminando meu treinamento. Com certeza teremos uma boa torcida ao nosso lado na arena.

Você está chegando aos 40 anos, já pensa em aposentadoria?
Quero continuar a lutar enquanto estiver me sentindo bem. Ainda estou estimulado com os treinos e quando estou no octógono.

E já tem algum plano do que fazer quando parar de lutar?

A Team Nogueira já está com 16 academias funcionando no Brasil, com planejamento de abrir outras 16 até o fim de 2014. Muitos dos nossos alunos não são competidores, estão treinando para perder peso. Estou muito empenhado neste projeto, e com certeza vou ter mais tempo quando me aposentar.