Pasar al contenido principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

A longa e estranha caminhada de Kimbo Slice

 

Por Thomas Gerbasi 

No imprevisível mundo das artes marciais mistas, você pode sempre esperar uma coisa: uma resposta direta de Kimbo Slice.  

De sensação do YouTube a fenômeno nacional em um espaço de pouco mais de três anos, é impossível não pensar, será que ele imaginou tudo isso? 

"Na verdade, não", ele sorri.  

Mas a vida de Kevin Ferguson tem ficado cada vez mais louca desde que os fãs tiveram a oportunidade de ver os seus golpes em vídeos da internet que o tornaram uma das primeiras pessoas a usarem a internet para a fama. E como poucos poderiam imaginar, ele pegou os seus 15 minutos e transformou-os em uma carreira, se tornando um lutador profissional. 

Se tornar um atleta das artes marciais mistas é que demoraria um pouco mais. 

Depois de uma vitória inicial sobre os veteranos Tank Abbott do UFC e James Thompson do PRIDE, uma derrota para o membro do The Ultimate Fighter Seth Petruzelli, em outubro de 2008, fez com que muitos acreditassem que o fenômeno tinha chegado ao seu fim.  

Mas a sua história não tinha se encerrado e em uma atitude chocante ele decidiu competir por um contrato no UFC na décima temporada do The Ultimate Fighter. Ele não ganhou o título da série, mas garantiu seu contrato e o respeito de outros lutadores. 

"É legal porque eu respeito todo mundo pelo que faz", Kimbo disse. "Eu respeito os policiais pela proteção, os bombeiros por apagarem os incêndios, os médicos por cuidarem de todo mundo, o Presidente por tomar decisões pelo país, os advogados, empreendedores, e todos que me respeitam por ser um lutador, então estou rodeado por respeito". 

O respeito aumentou mais ainda quando Kimbo derrotou Houston Alexander em uma decisão por três rounds na final do TUF 10. A luta estava longe de entrar como candidata à luta do ano, mas ainda assim o nativo das Bahamas mostrou um desempenho incrível. 

Agora esperamos ainda mais, mas quando Kimbo surgir no UFC 113, neste final de semana, em Montreal, provavelmente veremos um bom e clássico confronto entre Slice e seu companheiro do TUF 10, Matt Mitrione. 

"Eu só preciso estar preparado para o que vier, qualquer truque que ele esteja guardando embaixo da manga. Ele não é um lutador honesto, ele faz coisas loucas nas suas lutas e ele fará qualquer coisa para vencer, contanto que o árbitro não o veja fazendo".

Uma coisa que ambos têm em comum é o amor pelo futebol americano. Enquanto Mitrione foi um lineman da NFL, Kimbo atuou como linebacker para o Miami Palmetto High School, mas quando o Furacão Andrew destruiu sua casa e diminuiu sua temporada em 1992, ele perdeu qualquer chance de jogar profissionalmente. Se você perguntar hoje se ele ainda pensa no que teria acontecido caso ele continuasse jogando, a resposta é rápida. 

"Não mais. Eu deixei tudo isso para trás e deixo para os meus filhos agora. Eu tenho um filho que está jogando futebol agora e eu deixo a carreira e o futuro para ele focar".  

Kimbo também passou por vários empregos como segurança e guarda-costas, mas como atleta ele queria mais e sabia que estava lá fora, em algum lugar. 

Em 2003 ele começou a luta - não em um ringue ou octógono, mas nas ruas e esses embates incríveis foram filmados, colocados na internet, e logo todo mundo sabia quem era Kimbo Slice. 

"Eu não sabia aonde iria com isso, fazia para ganhar algum dinheiro e colocar comida na mesa. Esse era o propósito. Ainda hoje luto por aquele dinheiro".

Agora ele está lutando, sendo pago e fazendo isso no maior nível do esporte. Ele está com 1-0 no UFC; se ele derrotar Mitrione passa a 2-0 e as coisas não vão ficar mais fáceis. E ele está ok com tudo isso. 

"Eu não posso reclamar. Esse é o propósito de fazer isso - lutar contra o melhor, então me tornar o melhor e continuar sendo pago para fazer isso. Eu estou indo lutar para nocautear alguém".